domingo, 22 de março de 2009

O que é importante para planejar e ministrar aulas para adultos?

A professora de Ciências Humanas, Eleude, deu algumas dicas do que é importante para planejar e ministrar aulas para adultos:

-Conhecer a clientela com quem vai trabalhar, levando em consideração o histórico de vida, espaço geográfico ocupado por eles, suas condições sociais e demais peculiaridades como: época em que foram alfabetizados, local onde foram alfabetizados, etc.

-Ajudá-los a interpretar, organizar as idéias e produzir textos, melhorar a oralidade, ensinar o aluno a pensar.

-Pensar no que é significativo para um aluno trabalhador: melhorar sua oralidade, saber se posicionar socialmente como cidadão e conhecedor de seus direitos e cumpridor de seus deveres, melhorar sua condição social, de vida e da comunidade.

-Partir da problematização, levantar o máximo de hipóteses e dados é fundamental para perceber a visão de mundo que o aluno traz e que conhecimento ele já possui sobre o conteúdo.

-discutir o conteúdo sistematizando-os de forma que ele possa ampliar a visão que trouxe. Contextualize sempre, relate suas experiências para prender a atenção do aluno.

-Deixar sempre claro a importância de saber de tal assunto, assim ele irá reconhecer a importância e a finalidade das aulas e da escola.

-Existem varias formas de aprender, ouvindo os alunos, colegas e o professor, assistindo noticiários, etc.

-Mostre que as aulas têm um fio condutor, um tronco onde com diversas ramificações e estas tem que ter conexão com outras áreas.

-Fazer sempre o fechamento das aulas mostrando o que aprendemos nhá aula, no dia ou na semana.

-Avaliar se os objetivos foram contemplados, parcialmente, totalmente ou não.

Fazer momentos de leitura e diversas: roda, leitura pelos alunos, pelo professor, etc.

-Textos curtos e ampla margem de discussões e reflexões.

-Detectar as dificuldades de interpretar textos e produzi-los. Buscar caminhos diferentes para explicar. Pedir para que leia o próprio texto afim de que veja se há falta de coerência, dar exemplos na lousa de textos, com inicio, meio e fim.

-Procurar trabalhar em sintonia com os colegas de trabalho para que o aluno perceba a seriedade do mesmo.

-É na fala do aluno que se tem o retorno das aulas. Se foram significativas ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário