terça-feira, 24 de março de 2009

CIEJA Guaianases

Cada Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos tem o seu diferencial, assim também é o CIEJA de Guaianases, localizado na Rua Dr. Meira Penna, número 33, que no dia 13 de março de 2009, foi visitado por alunas do curso de Pedagogia da Faculdade Sumaré. Tendo como referência a concepção Freiriana, a escola segue o formato do CEIJA, porém trabalha de acordo com a necessidade da comunidade.
Destaca o humanismo das pessoas, realizam um estudo critico da sociedade em que vivem e criam formadores de opiniões.
Suas metas são discutidas, baseando-se em outras escolas, entre o corpo docente, direção e a coordenação. Todo o trabalho pedagógico é feito em cima destas metas, são elas:
· Esforço para eliminar o desperdício;
· Colaboração com a com a organização, arrumação e limpeza do ambiente;
· Conduzir-se de maneira serena e agir com ordem e prudência;
· Formar cidadão crítico na sociedade, bem como para o mercado de trabalho.
Para realizar o Projeto Político Pedagógico, do centro, é feito um questionário com os alunos. Conhecendo a necessidade dos mesmos, e baseando-se nesta necessidade, constrói o projeto.
A partir deste questionário, também formam alunos monitores, aproveitando uma capacitação a mais, destes, incentivando-os ao trabalho voluntário. O próprio aluno é o protagonista, contribui com sua música, arte, dança desenho etc.
Em todos os módulos tem alunos analfabetos, para isso o centro convida-os a participarem do reforço.
O Programa “Ler e Escrever” foi de grande peso para o CIEJA.
A leitura é realizada diariamente em sala de aula. E os materiais didáticos são diversos: Dinâmica, vídeos, jornais, músicas e etc. E a aprendizagem não se limita apenas na sala. Realizam passeios, vão ao teatro, etc. Logo abrem uma discussão, de acordo com a estratégia de ensino do professor, diversificando o máximo, motivando o aluno a vir para a escola.
Todos os anos, eles visitam uma fazendo, para conscientizar o mal que o desperdício faz a todos nós, participando da colheita de arroz.
É mantida uma parceria com o CEU Jambeiro, na qual é feita uma integração de jogos: Handebol feminino e futebol masculino.
Por não haver espaço, o centro possui uma biblioteca ambulante. Os livros ficam em caixinha volante.
Quando o aluno desiste, o CIEJA entra em contato para identificar o motivo das faltas.
A visita foi enriquecedora e contribuirá na nossa formação acadêmica. Foi nítido o profissionalismo e o amor ao trabalho.
Vale a pena à visitação para compreender as teorias discutidas em sala de aula.
E caso tenha interesse em realizar uma visita no site do CIEJA de Guaianases acesse o link abaixo:

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. por favor entrem em contato comigo quero e preciso voltar á estudar parei na 6ª série meu tel é 2568-8400 ou 6723-5916

    ResponderExcluir
  3. a minha formatura foi muito lindo

    ResponderExcluir